BLACK FRIDAY DE VERDADE

Como tudo começou

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving é um dia de feriado muito importante, sendo menor somente que o Natal. Como este feriado é sempre na quarta (ou última)  quinta feira do mês de novembro, os comerciantes resolveram fazer uma grande liquidação depois dele para “limpar” os estoques antes das festas de ano novo.

Assim, nasceu a Black Friday, que é sempre a sexta feira depois do dia de Ação de Graças dos Estados Unidos e era somente para o comércio físico.

A Cyber Monday, foi criada depois da Black Friday para alavancarem as vendas online, para persuadir as pessoas à comprarem pela Internet; com o tempo ela passou a ser uma extensão da Black Friday.

 

E aqui no Brasil?

Por aqui no Brasil estas vendas começaram timidamente, porém já na modalidade on-line, sendo depois percebida por todo o comércio,  como uma ótima oportunidade de vendas. Por isto a Cyber Monday não ficou tão conhecido, ou não tem tanta importância.

Hoje em dia, muitos já fazem uma campanha de mês todo, o Black November, usando todo este mês como oportunidade de fazer boas vendas; esta realidade já é percebida pelos clientes, já ficam “acompanhando” as empresas, à procura de promoções durante todo o mês.

Um fato interessante sobre a Black Friday, é que neste ano as pesquisas apontam que os brasileiros pretendem comprar tanto pela internet como presencialmente. E isto se deve a muitos fatores, como: o alto custo dos fretes, a urgência do consumidor em ver e ter o produto, o medo da demora da entrega e até o medo de não receber o produto comprado.

 

Qual o volume de Vendas da Black Friday no Brasil?

De acordo com o Site E-Commerce Brasil, no ano passado, os sites de e-commerce venderam quase R$ 3 bilhões na sexta-feira de descontos. Apesar do elevado volume, não há consenso em relação ao aumento astronômico ou não na Black Friday de 2018 e para 2019.

O certo é que esta data, a Black Friday é uma oportunidade excelente que nenhum comerciante pode deixar passar em branco (desculpem-nos pelo trocadilho).

 

O que é a Campanha Black Friday de Verdade?

Como sempre acontece, onde existe oportunidade de bons lucros, algumas empresas resolvem tentar aumentar estes lucros ainda mais. Para isto, fazem promoções fictícias, do tipo: “tudo pela metade do dobro. Ou tiram itens de determinados produtos anunciados, ou até mesmo mandam ao ar promoções que os consumidores nunca tinham acesso.

A situação é tão grave, que de acordo com a empresa Tecnoblog, o ano de 2018, registrou um aumento de queixas  no Reclame Aqui, sendo que as queixas mais comuns foram: propaganda enganosa (a famosa “maquiagem” de preços), divergências de valores e problemas na finalização da compra.

É claro que esta situação praticada por uns poucos mal-intencionados, repercute mal para todas as empresas, mesmo as mais sérias: por isto foi criado o prêmio Black Friday da Verdade, para tentar mudar este quadro e premiar as melhores práticas em relação ao Black Friday. Este prêmio existe desde 2014 e a cada vez aumenta o engajamento do comércio e a confiança do consumidor brasileiro.

 

Black Friday: uma data muito importante para o comércio

Realmente muito importante.  Apesar dos pesares, afirmamos que a Black Friday é uma grande oportunidade de vendas neste mês, que já foi, um dos mais fracos para o comércio.

Se as vendas não estão crescendo tanto quanto no passado, ou não, o nosso conselho é sempre o mesmo: “Prepara-se, tendo um e-commerce, loja física, vendendo on ou off line, renda-se aos encantos desta data.

Porém como a nossa paixão é o comércio on line, preparamos uma lista com as melhores práticas para o seu e-commerce ficar bem preparo para este evento.

 1 – Apareça e cresça Apareça. Faça propaganda.  A propaganda on-line é uma maneira inteligente de exibir as melhores ofertas e produtos em um site para aumentar as vendas. Verifique se suas melhores ofertas estão posicionadas para atrair a atenção dos visitantes no momento em que chegam ao site. Imagens de herói, banners e pop-ups são comumente usados ​​para apresentar as ofertas mais importantes.

2 – Ofereça incentivos para acelerar o compartilhamento social.  Crie pacotes ou combos de presentes. Indique quais as melhores ofertas. As possibilidades de ítens  podem ser muito grandes e o consumidor pode ficar indeciso diante de tanta coisa;  portanto, ajudar seus clientes em potencial a encontrar as ofertas mais interessantes e relevantes é uma das melhores maneiras de fazê-los se decidirem. Certifique-se de criar várias guias de presentes destinadas a diferentes segmentos de público-alvo (presentes para ele, presentes para ela, presentes para casais, presentes para avós, para crianças, etc.) e os destaque na sua página inicial e nas campanhas de marketing por email.

3 – Aproveitando os gatilhos emocionais.  Os compradores da Black Friday não são diferentes dos seus clientes regulares, só que eles chegam à sua loja com vontade de gastar dinheiro. Tudo o que você precisa fazer para ajudá-los a fazer uma compra é pressionar os botões certos, salpicando seu site com diferentes gatilhos emocionais.  Certifique-se de apresentar ofertas visualmente atraentes (descontos limitados, frete grátis, cupons de referência, brindes) em locais premium em seu site, além de adicionar uma janela de suporte ao vivo (pelo menos no período mais movimentado das compras), pois os compradores ansiosos estão sempre cheios com perguntas. Pop-ups com intenção de saída e cartões-presente também se mostraram particularmente eficazes em atrair o interesse de compradores indecisos.

4 – Prepare toda a equipe Não importa o tamanho de seu comércio ou o tamanho da equipe: prepare a todos os envolvidos na campanha para que todos “falem a mesma língua”. As informações sobre descontos, número de vantagens disponíbilizadas, descontos em fretes, qual a validade das promoções, são informações relevantes e todos devem estar bem cientes. Uma loja poder perder uma venda quase feita, porque as informações não são as mesmas, ou a pessoa que esta no chat não tem ideia das melhores ofertas. Então vale a pena chamar todo mundo e mostrar toda a campanha com antecedência.

Bem apesar das dicas serem os comerciantes on-line, eles são facilmente adaptáveis para o comércio físico. Faça o seu check list, prepare os seus estoques e tenha uma ótima Black Friday.

 

Prepara-se e boas vendas.