QUAIS AS MELHORES FORMAS DE DESPACHAR OS MEUS PRODUTOS ?

Há uma atividade muito importante que todo  E-Commerce terá que fazer, mas que às vezes o lojista não dá muito valor: o envio ou seja o despacho da mercadoria ao  cliente.

No momento em que fecha a venda o lojista, muitas vezes, “sossega”, pois já conseguiu o que queria que é : vender o seu produto e assim o seu  dever esta cumprido. No outro lado da tela porém, está o cliente, que pesquisou,  pensou, fez contas e finalmente resolveu comprar aquele objeto tão desejado; para o cliente o sonho começa quando a venda termina, e ele começa a esperar desesperadamente pelo seu objeto do desejo.

O que o cliente mais deseja é que o seu sonho chegue logo, no seu endereço  e em perfeitas condições,  sem  nenhuma  avaria, sem arranhões e em uma embalagem que com certeza não sofreu violações em parte alguma. Ai sim, recebendo o objeto sonhado é que o cliente “sossega” e vai curtir a sua encomenda tão esperada.

Entendeu a importância desta fase da venda? Caso a efetivação da venda que é a entrega não seja a mais correta e rápida possível, provavelmente aquele cliente não mais comprará em sua loja.

Então quais são as melhores formas de despacho de mercadoria para garantir ao cliente a melhor experiência de compra de sua vida?

Então aqui selecionamos as principais formas de despacho de mercadorias, mas sabemos que não deve contemplar todas as possíveis formas de entrega. Além disto, a cada dia, os empreendedores inventam novas maneiras de fazer com que a mercadoria chegue cada vez mais rápida ao seu destino.

 

1 – FORMAS TRADICIONAIS

Embora estejam na categoria de “tradicional” estas formas de entrega são muito seguras e confiáveis, além de ser as que já estão disponíveis em todos os estado s do Brasil.

 

CORREIOS

De todos os tipos de entrega, este é o mais conhecido e confiável de todos nós brasileiros e por vários motivos: por ser a entrega oficial, os correios vão a todos os estados e cidades do país; estando dentro das especificações de peso e dimensões eles entregam todos os tipos de mercadoria e os preços não são impraticáveis.

Os tipos de entrega mais comuns  dos  Correios são:

PAC, com entrega entre 3 a 10 dias úteis

SEDEX: entregas entre 01 a 03 dias úteis e

SEDEX 10 com entrega até as 10 horas da manhã do dia seguinte ao da postagem.

Além disto, dependendo do valor mensal de venda que o comerciante tenha, vale a pena conferir alguns contratos que os correios disponibilizam pois os  descontos poderão ser  muito vantajosos, apesar dos aumentos anunciados pelos Correios neste começo de ano.

 

FRETES

A entrega de produtos feita por Fretes também é bem conhecida e respeitada. Nesta, as entregas são feitas em veículo próprio da empresa que entrega, e geralmente no prazo também estipulado pelo transportador. Geralmente a entrega é efetuada sem maiores problemas.

Neste tipo de entrega as vantagens são muitas: o limite de peso e as dimensões dos produtos são muito maiores do que os dos Correios; dependendo do empresa contratada, os despachos poderão ocorrer aos finais de semana e feriados, sem falar que a quantidade de materiais também pode ser muito grande.

Porém há alguns problemas nesta entrega, sendo os  três principais: o preço, a demora e a rastreabilidade que não é disponibilizado por em todas as empresas. E saber onde está o produto enviado e quanto tempo falta até a entrega é bom para os dois lados, tanto para o lojista quanto para o consumidor.

E a entrega, por causa da logística e diminuição de custos, às vezes fica demorada, porque a empresa de frete, entrega em grandes postos de distribuição, sendo estes os responsáveis pela entrega nas cidades mais distantes da empresa e acredite, o processo pode ficar tão demorado, que muitas vezes (muitas vezes) o cliente desiste da compra, por precisar do produto.

 

ENTREGA PRÓPRIA DO LOJISTA

Esta modalidade é a dos grandes e-commerces que possuem uma frota de veículos própria, ou até para os pequenos, cuja entrega própria e individual pode ser mais viável do que pelos correios ou outra forma.  É claro que – para as lojas pequenas-  este tipo de entrega só será viável se for feita dentro da própria cidade, ou até mesmo dentro do bairro, dependendo do tamanho da cidade.

Dentro desta modalidade podemos considerar a frota da empresa, o carro (único)  próprio da empresa, mototaxi, taxi convencional ou Uber.

E se a entrega for terceirizada, mototaxi, taxi, Uber ou outros, a desvantagem é o preço da entrega e o perigo de o material chegar danificado ou o entregador simplesmente não achar o endereço e devolver o material para você, pois fazer entrega de mercadorias não é a atividade principal destes motoristas. Por isto, antes de solicitar a entrega a um destes condutores, as condições devem ser muito bem estipuladas, podendo-se fazer o pagamento da entrega em duas vezes, sendo a segunda somente após você ter comprovado com o cliente, que o material comprado foi entregue satisfatoriamente.

 

2 NOVAS  FORMAS

Porém o mundo do e-commerce não pára de evoluir, de se adaptar e até voltar para as formas já tradicionais de entrega. Vamos analisar quais são as formas atuais e nem tão atuais assim de entrega.

 

RETIRADA DE MERCADORIA NO LOCAL

Antes temos que fazer uma distinção: as grandes lojas como Americanas e Magazine Luiza, oferecem aos clientes a opção de retirada dos produtos em suas lojas físicas; este tipo de modalidade,  facilita a retirada dos produtos pelos clientes, porém o frete pode ser cobrado dependendo da localidade.

Porém, este artigo é mais voltado para os novos e-commerciantes, que possuem somente uma loja física.

Alguns comerciantes (que estão nesta faixa) oferecem aos clientes a possibilidade da retirada da compra na sua loja física, e assim ninguém precisa pagar o frete e então esta modalidade fica bem mais convidativa, não é mesmo?

E como estamos falando de lojas pequenas, para oferecer esta opção de entrega, o comerciante terá que ter a loja apropriada a receber clientes, pensando desde o estacionamento próprio (se possível) ou existente nas proximidades;  dentro da loja deve haver (pelo menos) um funcionário treinado, para fazer conferir a identidade do cliente, o número do pedido e fazer a entrega. Deve-se pensar em quantos dias o cliente terá de prazo para a retirada, entre outros.

Estes são os pontos que o comerciante deve considerar se quiser oferecer esta modalidade, porém, dependendo do tamanho do e-commerce, esta opção não deverá ser descartada.

 

MERCADOS ENVIOS

Mercado Envios é o programa de entregas do Mercado Livre que tem por objetivo facilitar e agilizar a operação logística das lojas parceiras, que se  beneficiam do contrato exclusivo do Mercado Livre com os Correios e, assim, oferecer aos clientes taxas de frete mais baratas.

A proposta do programa é que os lojistas tenham o mínimo de trabalho em relação ao processo logístico. Para isso, o Mercado Envios encarrega-se de realizar o pagamento do frete e incluir o endereço do cliente na etiqueta de postagem. Dessa forma, o vendedor só precisa imprimir a etiqueta, colá-la na caixa e levar o pacote até os Correios – não é cobrada nenhuma taxa de despacho.

O Mercado Livre encarrega-se também de garantir a segurança do transporte da encomenda e a chegada no endereço do comprador. O pagamento da compra cai na conta do lojista em até dois dias úteis após a confirmação da entrega do produto. Vale destacar que quem utiliza o Mercado Envios pode continuar usando outros serviços de frete, contanto que sejam aceitos pelo marketplace.

Para ter direito a este benefício porém, o lojista tem que satisfazer a alguns requisitos, sendo que os principais são:

  1. Usar o Mercado Pago, que é o sistema de pagamento do Mercado Livre, e
  2. Respeitar o peso e as dimensões e os produtos que os Correios enviam e isto porque o envio é feito pelos Correios.

As vantagens são muitas e vale à pena o comerciante fazer as contas para ver se para ele o serviço é vantajoso.

 

MELHOR ENVIO

A Melhor Envio é uma empresa gaúcha que atua no ramo de logística de fretes e funciona da seguinte maneira:

O comerciante cadastra-se gratuitamente nesta empresa e fica liberado para fazer cotações com as transportadoras, inserindo informações sobre o local, como  CEP de origem, de destino, dimensões e peso do objeto e o sistema da Melhor Envio calcula o valor do frete nas diferentes transportadoras que já estão integradas.

Depois o comerciante escolhe a transportadora que melhor atende sua necessidade, faz o pagamento e gera uma etiqueta (autorização de envio). Imprime, cola na caixa e leva à agência escolhida.

O comerciante só precisará pagar à Melhor Envios, sendo que o sistema, permite também a  visualização de seus envios e os rastreio, mapas para ver os locais que mais enviou, relatórios etc.

“Por concentrar milhares de e-commerces em sua plataforma, o Melhor Envio recebe desconto das transportadoras em razão do grande volume de envios. Parte desse desconto é repassado para você (comerciante).  Assim, o envio comprado por intermédio do Melhor Envio é sempre mais barato”, segundo informações do próprio site.

Estas são as vantagens, porém o lojista deve lembrar que esta é uma empresa de logística de fretes, portanto uma intermediária.

Segundo a empresa: “A responsabilidade pelo envio e pelo cuidado com a encomenda é da transportadora escolhida. Nós apenas geramos a autorização de envio, já com o desconto. É como um bilhete de passagem que você compra na rodoviária. A responsabilidade pela viagem não é da rodoviária, mas da empresa de ônibus.”

Então o comerciante deve se informar direito sobre quem o cliente final deverá contactar em caso extravios, atrasos, ressarcimento de mercadorias danificadas, seguros, etc, para a sua loja não ser mal cotada  nos casos acima.

Como sempre, você terá que considerar o volume de entregas para considerar se vale a pena, ou quando valerá a pena utilizar este recurso.

Os dados da empresa estão no site abaixo:

blog.melhorenvio.com.br/como-funciona/

 

PEGAKI

O nome deste modelo é Ponto de Retirada ou também Pick Up Point ou Click & Collect, e ainda relativamente novo no Brasil, mas de grande sucesso fora dele.

Baseado no conceito de economia compartilhada, os pontos de retirada resolvem as principais necessidades logísticas da venda online.

Pontos de retirada, ou pick up points, são espaços compartilhados para o recebimento de mercadorias adquiridas na internet e que também funcionam como locais para recolhimento de itens destinados a trocas e devoluções.

Sua proposta é alternativa ao modelo de entrega tradicional e de logística reversa no comércio eletrônico, que se dá via transportadoras ou através dos Correios, e para isso, apresenta soluções para problemas comuns enfrentados por esses canais.

O processo é extremamente simples: até a efetivação da compra pelo cliente no site ou via aplicativo, o mesmo ocorrendo durante o faturamento, emissão de nota e separação em estoque.

Porém as diferenças começam no despacho da mercadoria, pois diferentemente do modelo tradicional, ela não é direcionada para o endereço do cliente, mas para um ponto de retirada de escolha do consumidor, conforme a proximidade de sua residência ou local de trabalho, para lá ele fazer a retirada do pedido.

E isso deve ocorrer no prazo máximo de sete dias, no horário que for mais conveniente ao comprador.

Assim como no modelo tradicional, o caminho até os pick up points é rastreado, tanto pelo cliente quanto pelo vendedor que podem acompanhar o status da encomenda, e assim que ela chegar a um ponto de retirada, há um aviso de recebimento ao consumidor. E nesse mesmo local, o cliente pode deixar o objeto comprado para troca ou devolução, após o contato com a empresa vendedora.

O processo de logística reversa se parece muito com o tradicional, porém a diferença é que, ao invés de a transportadora fazer o recolhimento ou o comprador enviar o item pelos Correios, ele deve procurar o ponto de retirada à sua escolha para fazer o encaminhamento.

Então na prática, em todas as situações, a interação física com o cliente final sempre se dará em um dos pontos de retirada.

E os pontos comerciais físicos são cadastrados para funcionar como espaços de click & collect. Assim, quando o comprador digita o seu CEP durante o checkout, encontra ali as opções de pontos de retirada mais próximas.

Vale lembrar que qualquer estabelecimento comercial pode se tornar um pick up point, não é necessitando ter relação com a empresa responsável pela venda.

Toda esta possibilidade de experiências mais positivas para o cliente e com um frete mais barato, torna este tipo de envio bem Interessante que vale a pena ser considerado pelo comerciante de e-commerce.

É muito importante porém o lojista deixar bem claro ao cliente sobre o prazo de retirada da mercadoria, para ele não ter a venda cancelada;  mas fora esse caso, este modelo é muito válido para todos os envolvidos nesta modalidade.

A maioria das informações do tiradas do endereço abaixo, no dia 13/02/2019

pegaki.com.br/2018/03/09/pontos-de-retirada-solucao-logistica-definitiva-para-o-e-commerce/#comment-50

 

MANDAÊ

Criada em 2014, a Mandaê tem como objetivo aumentar a eficiência na coleta, embalagem e transporte de produtos para empresas. A primeira opção de envio de tais empreendimentos é, hoje, a Empresa Brasileira de Correios.

Esta empresa faz a intermediação com outros negócios que recolhem os produtos, fazem uma embalagem adequada ou os transportam por caminhões próprios. Como a Mandaê negocia um volume maior de produtos durante toda essa cadeia, usando os pedidos de todas as suas clientes, a economia no frete das empresas pode chegar a 35%. Ela também oferece experiências como logística reversa (realizar trocas de pedidos) e ferramentas para gerenciar, rastrear e cotar envios.

Como sempre uma pesquisa e simulação de preços, prazo de entrega e satisfação de clientes já atendidos pela empresa,  é sempre a chave para uma escolha consciente.

As informações prestadas foram tiradas do endereço abaixo, no dia 13/02/2019.

exame.abril.com.br/pme/startup-que-quer-substituir-correios-recebe-aporte-de-r-25-mi/

 

E AGORA, QUAL A SUA ESCOLHA?

E agora é a sua vez. Você já conhecia todas estas formas de envio que poderia usar para despachar os seus produtos, e ainda outros não descritos? Este artigo esclareceu as suas dúvidas ou te deixou mais confuso ainda sobre qual modalidade de envio escolher?

Realmente existem muitas formas de envio e nós só escrevemos sobre as mais conhecidas e provavelmente deixamos de mencionar alguma outra forma também vantajosa para o seu e-commerce.

Por isto o melhor mesmo é pesquisar, ler, estar atento às formas inovadoras de envio, porque inovação é o nome do jogo, quando se trata de e-commerce. Você precisará pensar e considerar qual a forma mais adequada à sua realidade, aos seus clientes e aos produtos que  comercializa, porque as empresas pequenas podem fazer isto, ou seja pensar no caso-a-caso, pois este é o diferencial das lojas  pequenas.

O que não podemos fazer, todos nós envolvidos neste negócio, é deixar de dar atenção a qualquer aspecto do processo que envolve o e-commerce: tudo é importante e mostra o seu empenho, sua dedicação e o seu respeito pelo seu cliente final.

O e-commerce é um mundo cheio de desafios e complexidades  mas isto é que faz a graça do negócio não é?

E se nós pudermos ajudar, em qualquer dúvida  ligue, mande-nos um e-mail, mande sinais de fumaça, bata os tambores, enfim, entre em contato, que ficaremos felizes em tentar te ajudar.

Isto porque sempre procuramos os melhores resultados para os nossos clientes.

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Boa semana e bons negócios.

 

E lembre-se: revele sua empresa ao mundo, GoSpark!