BLACK FRIDAY DE VERDADE

Como tudo começou

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving é um dia de feriado muito importante, sendo menor somente que o Natal. Como este feriado é sempre na quarta (ou última)  quinta feira do mês de novembro, os comerciantes resolveram fazer uma grande liquidação depois dele para “limpar” os estoques antes das festas de ano novo.

Assim, nasceu a Black Friday, que é sempre a sexta feira depois do dia de Ação de Graças dos Estados Unidos e era somente para o comércio físico.

A Cyber Monday, foi criada depois da Black Friday para alavancarem as vendas online, para persuadir as pessoas à comprarem pela Internet; com o tempo ela passou a ser uma extensão da Black Friday.

 

E aqui no Brasil?

Por aqui no Brasil estas vendas começaram timidamente, porém já na modalidade on-line, sendo depois percebida por todo o comércio,  como uma ótima oportunidade de vendas. Por isto a Cyber Monday não ficou tão conhecido, ou não tem tanta importância.

Hoje em dia, muitos já fazem uma campanha de mês todo, o Black November, usando todo este mês como oportunidade de fazer boas vendas; esta realidade já é percebida pelos clientes, já ficam “acompanhando” as empresas, à procura de promoções durante todo o mês.

Um fato interessante sobre a Black Friday, é que neste ano as pesquisas apontam que os brasileiros pretendem comprar tanto pela internet como presencialmente. E isto se deve a muitos fatores, como: o alto custo dos fretes, a urgência do consumidor em ver e ter o produto, o medo da demora da entrega e até o medo de não receber o produto comprado.

 

Qual o volume de Vendas da Black Friday no Brasil?

De acordo com o Site E-Commerce Brasil, no ano passado, os sites de e-commerce venderam quase R$ 3 bilhões na sexta-feira de descontos. Apesar do elevado volume, não há consenso em relação ao aumento astronômico ou não na Black Friday de 2018 e para 2019.

O certo é que esta data, a Black Friday é uma oportunidade excelente que nenhum comerciante pode deixar passar em branco (desculpem-nos pelo trocadilho).

 

O que é a Campanha Black Friday de Verdade?

Como sempre acontece, onde existe oportunidade de bons lucros, algumas empresas resolvem tentar aumentar estes lucros ainda mais. Para isto, fazem promoções fictícias, do tipo: “tudo pela metade do dobro. Ou tiram itens de determinados produtos anunciados, ou até mesmo mandam ao ar promoções que os consumidores nunca tinham acesso.

A situação é tão grave, que de acordo com a empresa Tecnoblog, o ano de 2018, registrou um aumento de queixas  no Reclame Aqui, sendo que as queixas mais comuns foram: propaganda enganosa (a famosa “maquiagem” de preços), divergências de valores e problemas na finalização da compra.

É claro que esta situação praticada por uns poucos mal-intencionados, repercute mal para todas as empresas, mesmo as mais sérias: por isto foi criado o prêmio Black Friday da Verdade, para tentar mudar este quadro e premiar as melhores práticas em relação ao Black Friday. Este prêmio existe desde 2014 e a cada vez aumenta o engajamento do comércio e a confiança do consumidor brasileiro.

 

Black Friday: uma data muito importante para o comércio

Realmente muito importante.  Apesar dos pesares, afirmamos que a Black Friday é uma grande oportunidade de vendas neste mês, que já foi, um dos mais fracos para o comércio.

Se as vendas não estão crescendo tanto quanto no passado, ou não, o nosso conselho é sempre o mesmo: “Prepara-se, tendo um e-commerce, loja física, vendendo on ou off line, renda-se aos encantos desta data.

Porém como a nossa paixão é o comércio on line, preparamos uma lista com as melhores práticas para o seu e-commerce ficar bem preparo para este evento.

 1 – Apareça e cresça Apareça. Faça propaganda.  A propaganda on-line é uma maneira inteligente de exibir as melhores ofertas e produtos em um site para aumentar as vendas. Verifique se suas melhores ofertas estão posicionadas para atrair a atenção dos visitantes no momento em que chegam ao site. Imagens de herói, banners e pop-ups são comumente usados ​​para apresentar as ofertas mais importantes.

2 – Ofereça incentivos para acelerar o compartilhamento social.  Crie pacotes ou combos de presentes. Indique quais as melhores ofertas. As possibilidades de ítens  podem ser muito grandes e o consumidor pode ficar indeciso diante de tanta coisa;  portanto, ajudar seus clientes em potencial a encontrar as ofertas mais interessantes e relevantes é uma das melhores maneiras de fazê-los se decidirem. Certifique-se de criar várias guias de presentes destinadas a diferentes segmentos de público-alvo (presentes para ele, presentes para ela, presentes para casais, presentes para avós, para crianças, etc.) e os destaque na sua página inicial e nas campanhas de marketing por email.

3 – Aproveitando os gatilhos emocionais.  Os compradores da Black Friday não são diferentes dos seus clientes regulares, só que eles chegam à sua loja com vontade de gastar dinheiro. Tudo o que você precisa fazer para ajudá-los a fazer uma compra é pressionar os botões certos, salpicando seu site com diferentes gatilhos emocionais.  Certifique-se de apresentar ofertas visualmente atraentes (descontos limitados, frete grátis, cupons de referência, brindes) em locais premium em seu site, além de adicionar uma janela de suporte ao vivo (pelo menos no período mais movimentado das compras), pois os compradores ansiosos estão sempre cheios com perguntas. Pop-ups com intenção de saída e cartões-presente também se mostraram particularmente eficazes em atrair o interesse de compradores indecisos.

4 – Prepare toda a equipe Não importa o tamanho de seu comércio ou o tamanho da equipe: prepare a todos os envolvidos na campanha para que todos “falem a mesma língua”. As informações sobre descontos, número de vantagens disponíbilizadas, descontos em fretes, qual a validade das promoções, são informações relevantes e todos devem estar bem cientes. Uma loja poder perder uma venda quase feita, porque as informações não são as mesmas, ou a pessoa que esta no chat não tem ideia das melhores ofertas. Então vale a pena chamar todo mundo e mostrar toda a campanha com antecedência.

Bem apesar das dicas serem os comerciantes on-line, eles são facilmente adaptáveis para o comércio físico. Faça o seu check list, prepare os seus estoques e tenha uma ótima Black Friday.

 

Prepara-se e boas vendas.

 

 

 

NOVEMBRO AZUL: PORQUE SE CUIDAR TAMBÉM É COISA DE HOMEM

Outubro e novembro são dois meses muito importantes para a saúde de homens e mulheres no mundo todo, pois carrega uma missão crucial: a de conscientizar a todos da prevenção do câncer de mama, próstata e demais temas relacionadas à saúde.

A GoSpark acredita muito na disseminação de informações  para aumentar a consciência de todos; por isto publicamos um artigo em outubro sobre a Campanha Outubro Rosa, com dados recentes sobre o câncer de mama divulgados pelo Ministério da Saúde.

Neste mês falaremos sobre o Novembro Azul com dados atualizados sobre o câncer de próstata e principalmente sobre a sua prevenção.

 

Novembro Azul: a vez dos homens se cuidarem

 

Esta campanha mundial foi criada para conscientizar os homens a respeito da importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Só para o Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima em torno de 70 mil novos casos de câncer de próstata para 2018 e 2019. Apenas o câncer de pele supera o número de diagnósticos de câncer entre os homens no país e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Vamos agora entender um pouco mais desta doença e de sua prevenção:

O que é a próstata?

A próstata é uma pequena glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. Ela é responsável pela produção de parte do sêmen, o líquido que contém os espermatozóides e é liberado durante o ato sexual.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma conseqüência negativa da testosterona, hormônio que estimula o crescimento das células prostáticas. Com o avanço da idade, os mecanismos celulares que evitam as anormalidades nas divisões das células e destroem as células defeituosas ficam enfraquecidos, permitindo que as células se dividam com defeitos sem parar, com o estímulo em parte de hormônios masculinos como a testosterona.

As células “com defeito” formam os tumores que, na grande maioria dos casos de câncer de próstata, crescem tão devagar que não chegam a atingir um tamanho que cause problemas à saúde. Porém, alguns podem crescer com rapidez, se espalhar para outros órgãos e levar ao óbito. Portanto, os homens que possuem fatores de risco, como obesidade e casos de câncer de próstata antes dos 60 anos na família, precisam ficar especialmente atentos aos sintomas.

Quais os Sintomas?

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata, que são: dificuldade ou dor ao urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, ou ainda a presença de sangue na urina ou no sêmen.

Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Porém, existem outras doenças que podem causar os mesmos sintomas ou semelhantes. Por isso, a consulta médica é fundamental para um diagnóstico correto.

A partir de qual idade deve-se fazer o exame?

Esta é uma pergunta muito importante e deve ser muito bem avaliada por cada pessoa, mas de acordo com o Portal da Urologia, a idade é a seguinte:

Em qualquer idade: homens que perceber qualquer um dos sinais ou sintomas (descritos no tópico anterior);

A partir dos 45 anos: Homens pertencentes a grupos de risco (com a presença da doença em parentes de primeiro grau), e

A partir dos 50 anos: Homens sem sinais ou sintomas e que não pertençam a grupos de risco.

Deixamos claro, porém, que o profissional médico é a pessoa mais indicada para verificar e analisar cada caso.

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Como posso prevenir?

Para todos os homens, possuidores de fatores de risco ou não e em qualquer idade, a melhor forma de prevenção é cuidar da saúde e estar atento ao seu corpo para identificar rapidamente os sintomas. Para isso, você precisa:

·         Manter uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada rica em alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras e grãos integrais, ajuda a reduzir o risco não só de câncer, mas também de várias outras doenças. Aqui a dica é: descasque mais e desembale menos.

·         Praticar atividade física regularmente

Apenas 30 minutos diários de atividade física já contribuem para ter mais saúde e disposição; por isto, não deixe de fazer o que pode para contribuir para a sua saúde.

·         Parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Todos sabemos o quanto fumar é prejudicial à saúde, mas nem sempre é fácil parar. O consumo excessivo de álcool também contribui para uma saúde mais frágil. Evite estes dois elementos da sua vida se quiser viver mais e melhor.

Enfim, adotar estes hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, não somente de câncer.

Fique de olho e contribua com a campanha Novembro Azul alertando os amigos. Você pode salvar muitas vidas e entre elas, a sua.

 

As informações deste Post foram tiradas principalmente dos artigos abaixo:

 

Fundação do Câncer:

cancer.org.br/novembro-azul-a-importancia-de-se-cuidar

 

Seleções: Reader´s Digest:

selecoes.com.br/saude/novembro-azul-cancer-de-prostata/

 

Portal da Urologia:

portaldaurologia.org.br/faq/por-que-devo-fazer-o-exame-da-prostata-aos-50-anos/

 

 

OUTUBRO ROSA: PORQUE O CONHECIMENTO É A MELHOR PREVENÇÃO

Todos os anos o Ministério da Saúde, lança a Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de chamar a atenção das mulheres e de toda a sociedade sobre a importância da prevenção.

Para ajudarmos a disseminar a ideia da prevenção, nós da GoSpark, reproduzimos aqui, os dados tirados do Ministério da Saúde e da Sociedade Goiana de Pediatria. Esperamos assim, contribuir para o aumento da visibilidade da campanha e melhora da saúde de nossa população.

 

         O que é câncer de mama?

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam que a sua incidência está aumentando em quase todos os países.

 

         Quais sintomas do câncer de mama?

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia (congestão sanguínea); descamação ou ulceração do mamilo e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

 

         Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no   estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis, que são principalmente:

                       

  •   Estilo de Vida Saudável

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até  28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a  obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e   evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de     mama.

           

  •   A amamentação

Entre as vantagens do aleitamento materno para as mulheres está a diminuição do risco de  câncer de mama. Estudos apontam que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de       aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. O motivo é que, durante o período  da amamentação, o nível de estrogênio no organismo da mulher não aumenta.

        Quais os principais fatores de risco para o câncer de mama?

Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

         Qual o tratamento para o câncer de mama?

Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

         Como é feito o diagnóstico para o câncer de mama?

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

A detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer de mama em estágios iniciais. Existem duas estratégias de detecção precoce: o diagnóstico precoce e o rastreamento. O objetivo do diagnóstico precoce é identificar pessoas com sinais e sintomas iniciais da doença, primando pela qualidade e pela garantia da assistência em todas as etapas da linha de cuidado da doença.

        

QUAIS AS MELHORES FORMAS DE DESPACHAR OS MEUS PRODUTOS ?

Há uma atividade muito importante que todo  E-Commerce terá que fazer, mas que às vezes o lojista não dá muito valor: o envio ou seja o despacho da mercadoria ao  cliente.

No momento em que fecha a venda o lojista, muitas vezes, “sossega”, pois já conseguiu o que queria que é : vender o seu produto e assim o seu  dever esta cumprido. No outro lado da tela porém, está o cliente, que pesquisou,  pensou, fez contas e finalmente resolveu comprar aquele objeto tão desejado; para o cliente o sonho começa quando a venda termina, e ele começa a esperar desesperadamente pelo seu objeto do desejo.

O que o cliente mais deseja é que o seu sonho chegue logo, no seu endereço  e em perfeitas condições,  sem  nenhuma  avaria, sem arranhões e em uma embalagem que com certeza não sofreu violações em parte alguma. Ai sim, recebendo o objeto sonhado é que o cliente “sossega” e vai curtir a sua encomenda tão esperada.

Entendeu a importância desta fase da venda? Caso a efetivação da venda que é a entrega não seja a mais correta e rápida possível, provavelmente aquele cliente não mais comprará em sua loja.

Então quais são as melhores formas de despacho de mercadoria para garantir ao cliente a melhor experiência de compra de sua vida?

Então aqui selecionamos as principais formas de despacho de mercadorias, mas sabemos que não deve contemplar todas as possíveis formas de entrega. Além disto, a cada dia, os empreendedores inventam novas maneiras de fazer com que a mercadoria chegue cada vez mais rápida ao seu destino.

 

1 – FORMAS TRADICIONAIS

Embora estejam na categoria de “tradicional” estas formas de entrega são muito seguras e confiáveis, além de ser as que já estão disponíveis em todos os estado s do Brasil.

 

CORREIOS

De todos os tipos de entrega, este é o mais conhecido e confiável de todos nós brasileiros e por vários motivos: por ser a entrega oficial, os correios vão a todos os estados e cidades do país; estando dentro das especificações de peso e dimensões eles entregam todos os tipos de mercadoria e os preços não são impraticáveis.

Os tipos de entrega mais comuns  dos  Correios são:

PAC, com entrega entre 3 a 10 dias úteis

SEDEX: entregas entre 01 a 03 dias úteis e

SEDEX 10 com entrega até as 10 horas da manhã do dia seguinte ao da postagem.

Além disto, dependendo do valor mensal de venda que o comerciante tenha, vale a pena conferir alguns contratos que os correios disponibilizam pois os  descontos poderão ser  muito vantajosos, apesar dos aumentos anunciados pelos Correios neste começo de ano.

 

FRETES

A entrega de produtos feita por Fretes também é bem conhecida e respeitada. Nesta, as entregas são feitas em veículo próprio da empresa que entrega, e geralmente no prazo também estipulado pelo transportador. Geralmente a entrega é efetuada sem maiores problemas.

Neste tipo de entrega as vantagens são muitas: o limite de peso e as dimensões dos produtos são muito maiores do que os dos Correios; dependendo do empresa contratada, os despachos poderão ocorrer aos finais de semana e feriados, sem falar que a quantidade de materiais também pode ser muito grande.

Porém há alguns problemas nesta entrega, sendo os  três principais: o preço, a demora e a rastreabilidade que não é disponibilizado por em todas as empresas. E saber onde está o produto enviado e quanto tempo falta até a entrega é bom para os dois lados, tanto para o lojista quanto para o consumidor.

E a entrega, por causa da logística e diminuição de custos, às vezes fica demorada, porque a empresa de frete, entrega em grandes postos de distribuição, sendo estes os responsáveis pela entrega nas cidades mais distantes da empresa e acredite, o processo pode ficar tão demorado, que muitas vezes (muitas vezes) o cliente desiste da compra, por precisar do produto.

 

ENTREGA PRÓPRIA DO LOJISTA

Esta modalidade é a dos grandes e-commerces que possuem uma frota de veículos própria, ou até para os pequenos, cuja entrega própria e individual pode ser mais viável do que pelos correios ou outra forma.  É claro que – para as lojas pequenas-  este tipo de entrega só será viável se for feita dentro da própria cidade, ou até mesmo dentro do bairro, dependendo do tamanho da cidade.

Dentro desta modalidade podemos considerar a frota da empresa, o carro (único)  próprio da empresa, mototaxi, taxi convencional ou Uber.

E se a entrega for terceirizada, mototaxi, taxi, Uber ou outros, a desvantagem é o preço da entrega e o perigo de o material chegar danificado ou o entregador simplesmente não achar o endereço e devolver o material para você, pois fazer entrega de mercadorias não é a atividade principal destes motoristas. Por isto, antes de solicitar a entrega a um destes condutores, as condições devem ser muito bem estipuladas, podendo-se fazer o pagamento da entrega em duas vezes, sendo a segunda somente após você ter comprovado com o cliente, que o material comprado foi entregue satisfatoriamente.

 

2 NOVAS  FORMAS

Porém o mundo do e-commerce não pára de evoluir, de se adaptar e até voltar para as formas já tradicionais de entrega. Vamos analisar quais são as formas atuais e nem tão atuais assim de entrega.

 

RETIRADA DE MERCADORIA NO LOCAL

Antes temos que fazer uma distinção: as grandes lojas como Americanas e Magazine Luiza, oferecem aos clientes a opção de retirada dos produtos em suas lojas físicas; este tipo de modalidade,  facilita a retirada dos produtos pelos clientes, porém o frete pode ser cobrado dependendo da localidade.

Porém, este artigo é mais voltado para os novos e-commerciantes, que possuem somente uma loja física.

Alguns comerciantes (que estão nesta faixa) oferecem aos clientes a possibilidade da retirada da compra na sua loja física, e assim ninguém precisa pagar o frete e então esta modalidade fica bem mais convidativa, não é mesmo?

E como estamos falando de lojas pequenas, para oferecer esta opção de entrega, o comerciante terá que ter a loja apropriada a receber clientes, pensando desde o estacionamento próprio (se possível) ou existente nas proximidades;  dentro da loja deve haver (pelo menos) um funcionário treinado, para fazer conferir a identidade do cliente, o número do pedido e fazer a entrega. Deve-se pensar em quantos dias o cliente terá de prazo para a retirada, entre outros.

Estes são os pontos que o comerciante deve considerar se quiser oferecer esta modalidade, porém, dependendo do tamanho do e-commerce, esta opção não deverá ser descartada.

 

MERCADOS ENVIOS

Mercado Envios é o programa de entregas do Mercado Livre que tem por objetivo facilitar e agilizar a operação logística das lojas parceiras, que se  beneficiam do contrato exclusivo do Mercado Livre com os Correios e, assim, oferecer aos clientes taxas de frete mais baratas.

A proposta do programa é que os lojistas tenham o mínimo de trabalho em relação ao processo logístico. Para isso, o Mercado Envios encarrega-se de realizar o pagamento do frete e incluir o endereço do cliente na etiqueta de postagem. Dessa forma, o vendedor só precisa imprimir a etiqueta, colá-la na caixa e levar o pacote até os Correios – não é cobrada nenhuma taxa de despacho.

O Mercado Livre encarrega-se também de garantir a segurança do transporte da encomenda e a chegada no endereço do comprador. O pagamento da compra cai na conta do lojista em até dois dias úteis após a confirmação da entrega do produto. Vale destacar que quem utiliza o Mercado Envios pode continuar usando outros serviços de frete, contanto que sejam aceitos pelo marketplace.

Para ter direito a este benefício porém, o lojista tem que satisfazer a alguns requisitos, sendo que os principais são:

  1. Usar o Mercado Pago, que é o sistema de pagamento do Mercado Livre, e
  2. Respeitar o peso e as dimensões e os produtos que os Correios enviam e isto porque o envio é feito pelos Correios.

As vantagens são muitas e vale à pena o comerciante fazer as contas para ver se para ele o serviço é vantajoso.

 

MELHOR ENVIO

A Melhor Envio é uma empresa gaúcha que atua no ramo de logística de fretes e funciona da seguinte maneira:

O comerciante cadastra-se gratuitamente nesta empresa e fica liberado para fazer cotações com as transportadoras, inserindo informações sobre o local, como  CEP de origem, de destino, dimensões e peso do objeto e o sistema da Melhor Envio calcula o valor do frete nas diferentes transportadoras que já estão integradas.

Depois o comerciante escolhe a transportadora que melhor atende sua necessidade, faz o pagamento e gera uma etiqueta (autorização de envio). Imprime, cola na caixa e leva à agência escolhida.

O comerciante só precisará pagar à Melhor Envios, sendo que o sistema, permite também a  visualização de seus envios e os rastreio, mapas para ver os locais que mais enviou, relatórios etc.

“Por concentrar milhares de e-commerces em sua plataforma, o Melhor Envio recebe desconto das transportadoras em razão do grande volume de envios. Parte desse desconto é repassado para você (comerciante).  Assim, o envio comprado por intermédio do Melhor Envio é sempre mais barato”, segundo informações do próprio site.

Estas são as vantagens, porém o lojista deve lembrar que esta é uma empresa de logística de fretes, portanto uma intermediária.

Segundo a empresa: “A responsabilidade pelo envio e pelo cuidado com a encomenda é da transportadora escolhida. Nós apenas geramos a autorização de envio, já com o desconto. É como um bilhete de passagem que você compra na rodoviária. A responsabilidade pela viagem não é da rodoviária, mas da empresa de ônibus.”

Então o comerciante deve se informar direito sobre quem o cliente final deverá contactar em caso extravios, atrasos, ressarcimento de mercadorias danificadas, seguros, etc, para a sua loja não ser mal cotada  nos casos acima.

Como sempre, você terá que considerar o volume de entregas para considerar se vale a pena, ou quando valerá a pena utilizar este recurso.

Os dados da empresa estão no site abaixo:

blog.melhorenvio.com.br/como-funciona/

 

PEGAKI

O nome deste modelo é Ponto de Retirada ou também Pick Up Point ou Click & Collect, e ainda relativamente novo no Brasil, mas de grande sucesso fora dele.

Baseado no conceito de economia compartilhada, os pontos de retirada resolvem as principais necessidades logísticas da venda online.

Pontos de retirada, ou pick up points, são espaços compartilhados para o recebimento de mercadorias adquiridas na internet e que também funcionam como locais para recolhimento de itens destinados a trocas e devoluções.

Sua proposta é alternativa ao modelo de entrega tradicional e de logística reversa no comércio eletrônico, que se dá via transportadoras ou através dos Correios, e para isso, apresenta soluções para problemas comuns enfrentados por esses canais.

O processo é extremamente simples: até a efetivação da compra pelo cliente no site ou via aplicativo, o mesmo ocorrendo durante o faturamento, emissão de nota e separação em estoque.

Porém as diferenças começam no despacho da mercadoria, pois diferentemente do modelo tradicional, ela não é direcionada para o endereço do cliente, mas para um ponto de retirada de escolha do consumidor, conforme a proximidade de sua residência ou local de trabalho, para lá ele fazer a retirada do pedido.

E isso deve ocorrer no prazo máximo de sete dias, no horário que for mais conveniente ao comprador.

Assim como no modelo tradicional, o caminho até os pick up points é rastreado, tanto pelo cliente quanto pelo vendedor que podem acompanhar o status da encomenda, e assim que ela chegar a um ponto de retirada, há um aviso de recebimento ao consumidor. E nesse mesmo local, o cliente pode deixar o objeto comprado para troca ou devolução, após o contato com a empresa vendedora.

O processo de logística reversa se parece muito com o tradicional, porém a diferença é que, ao invés de a transportadora fazer o recolhimento ou o comprador enviar o item pelos Correios, ele deve procurar o ponto de retirada à sua escolha para fazer o encaminhamento.

Então na prática, em todas as situações, a interação física com o cliente final sempre se dará em um dos pontos de retirada.

E os pontos comerciais físicos são cadastrados para funcionar como espaços de click & collect. Assim, quando o comprador digita o seu CEP durante o checkout, encontra ali as opções de pontos de retirada mais próximas.

Vale lembrar que qualquer estabelecimento comercial pode se tornar um pick up point, não é necessitando ter relação com a empresa responsável pela venda.

Toda esta possibilidade de experiências mais positivas para o cliente e com um frete mais barato, torna este tipo de envio bem Interessante que vale a pena ser considerado pelo comerciante de e-commerce.

É muito importante porém o lojista deixar bem claro ao cliente sobre o prazo de retirada da mercadoria, para ele não ter a venda cancelada;  mas fora esse caso, este modelo é muito válido para todos os envolvidos nesta modalidade.

A maioria das informações do tiradas do endereço abaixo, no dia 13/02/2019

pegaki.com.br/2018/03/09/pontos-de-retirada-solucao-logistica-definitiva-para-o-e-commerce/#comment-50

 

MANDAÊ

Criada em 2014, a Mandaê tem como objetivo aumentar a eficiência na coleta, embalagem e transporte de produtos para empresas. A primeira opção de envio de tais empreendimentos é, hoje, a Empresa Brasileira de Correios.

Esta empresa faz a intermediação com outros negócios que recolhem os produtos, fazem uma embalagem adequada ou os transportam por caminhões próprios. Como a Mandaê negocia um volume maior de produtos durante toda essa cadeia, usando os pedidos de todas as suas clientes, a economia no frete das empresas pode chegar a 35%. Ela também oferece experiências como logística reversa (realizar trocas de pedidos) e ferramentas para gerenciar, rastrear e cotar envios.

Como sempre uma pesquisa e simulação de preços, prazo de entrega e satisfação de clientes já atendidos pela empresa,  é sempre a chave para uma escolha consciente.

As informações prestadas foram tiradas do endereço abaixo, no dia 13/02/2019.

exame.abril.com.br/pme/startup-que-quer-substituir-correios-recebe-aporte-de-r-25-mi/

 

E AGORA, QUAL A SUA ESCOLHA?

E agora é a sua vez. Você já conhecia todas estas formas de envio que poderia usar para despachar os seus produtos, e ainda outros não descritos? Este artigo esclareceu as suas dúvidas ou te deixou mais confuso ainda sobre qual modalidade de envio escolher?

Realmente existem muitas formas de envio e nós só escrevemos sobre as mais conhecidas e provavelmente deixamos de mencionar alguma outra forma também vantajosa para o seu e-commerce.

Por isto o melhor mesmo é pesquisar, ler, estar atento às formas inovadoras de envio, porque inovação é o nome do jogo, quando se trata de e-commerce. Você precisará pensar e considerar qual a forma mais adequada à sua realidade, aos seus clientes e aos produtos que  comercializa, porque as empresas pequenas podem fazer isto, ou seja pensar no caso-a-caso, pois este é o diferencial das lojas  pequenas.

O que não podemos fazer, todos nós envolvidos neste negócio, é deixar de dar atenção a qualquer aspecto do processo que envolve o e-commerce: tudo é importante e mostra o seu empenho, sua dedicação e o seu respeito pelo seu cliente final.

O e-commerce é um mundo cheio de desafios e complexidades  mas isto é que faz a graça do negócio não é?

E se nós pudermos ajudar, em qualquer dúvida  ligue, mande-nos um e-mail, mande sinais de fumaça, bata os tambores, enfim, entre em contato, que ficaremos felizes em tentar te ajudar.

Isto porque sempre procuramos os melhores resultados para os nossos clientes.

Você nos encontrará em

Nosso site:

www.gospark.com.br

Nossa landing page

https://www.sualoja.gospark.com.br/apresentacao

No Facebook:

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Boa semana e bons negócios.

 

E lembre-se: revele sua empresa ao mundo, GoSpark!

COMO RECEBER DE SEUS CLIENTES DO E-COMMERCE?

Quando uma empresa quer se aventurar no mundo digital, ou seja, quer fazer negócios na internet, se transformar em um e-commerce, muitas dúvidas aparecem; embora trate-se de negócios (e negócios são negócios, não é?), tudo o que um comerciante já sabe como agir em sua loja física, tem que ser aprendido quando se trata de e-commerce.

Por isto, vamos fazer artigos esclarecendo as maiores dúvidas que os entrantes podem ter;este artigo vai tratar sobre o recebimento das vendas, pois, o recebimento regular de suas vendas, sem surpresas em relação à taxas e data de repasse é um fator de equilíbrio e crescimento para a empresa.

Então vamos aos recebimentos

Você esta ciente que todas as transações tem as suas vantagens e desvantagens e por isto o melhor é sempre ter muitas informações para  fazer as  contas antes da escolha.

Existem 3 maneiras principais de recebimento, sendo que umas são mais indicadas para as empresas pequenas e médias e outras mais apropriadas para as grandes empresas do mercado, que são:

  1. Intermediadores de pagamento
    2. Gateways de pagamento, e
    3. Integração direta com o adquirente, como Cielo, Rede, etc,

 

Intermediadores de pagamento

São as empresas intermediárias das transações entre a empresa e o cliente; neste caso não é necessário que e empresa se afilie a um banco ou cartão. Após a venda o cliente é direcionado para o site do intermediador, preenche um cadastro ou, se já possui um, insere seu login e senha, escolhe a forma de pagamento e finaliza a compra.

 

Este sistema tem como vantagens:

  1. Diferentes formas de pagamento para seu cliente: muitas bandeiras de cartões, boleto, débito em conta de diversos bancos: facilitando o pagamento, facilita-se a compra.
  2. O intermediador realiza a análise antifraude e assume a responsabilidade caso exista algum problema com o cliente.
  3. A maioria dos intermediadores de pagamento possui um único painel de controle com todas as informações relacionadas à sua conta.
  4. Há a possibilidade de recebimento antecipado do dinheiro.
  5. Na maioria dos casos não se cobra taxa de adesão.

 

Como desvantagens nós destacamos:

  1. O cliente vai sair da loja quando entrar na página do intermediador. Muitas vezes é necessário que o cliente faça um novo cadastro para poder utilizar o intermediador, o que pode atrasar o processo e também contribuir para o abandono da compra.
  2. O intermediador cobra uma porcentagem por transação e, em alguns casos, também existe uma cobrança fixa para cada venda. Existe diferenciação de taxas para vendas por boletos bancários ou cartão de crédito.
  3. Quando o cliente parcela e o comerciante optar por receber o valor à vista, as taxas podem superar o dobro das taxas cobradas nas transações.

 

A quem os Intermediares de Pagamento são indicados:

Este sistema é indicado para as empresas menores e para aquelas que estão começando o seu e-commerce, porque é um sistema mais simples, além de não haver custo de adesão, como mencionamos acima.

 

Gateways de pagamento

 

Os gateways de pagamento, de uma forma mais simplificada, são como as máquinas de cartão utilizadas no varejo online.

O sistema é bem simples: após escolher o produto que quer adquirir, para efetuar o pagamento, ele escolhe a bandeira do cartão e insere as informações; então o gateway se com a rede pagadora e verifica o saldo é suficiente para pagar e,em  caso positivo, o sistema autoriza a compra.

 

As principais vantagens deste sistema são:

  1. Você terá maior controle sobre as suas vendas, já que terá acesso a todas as informações possíveis em um único painel financeiro;
  2. O seu cliente não precisará o realizar o cadastro no site do Intermediador para finalizar uma compra,pois tudo ocorre em sua página;
  3. Bancos conseguem adiantar o valor que você tem a receber das adquirentes, o que pode possibilitar maiores investimentos em seu negócio no curto/médio prazo;
  4. Você deixará de perder vendas pelos critérios de análise dos Intermediadores, pois o simples fato de o cliente estar com os dados divergentes pode ser um motivo para a não aprovação de uma compra;
  5. Você terá menores taxas de processamento, e estas, na maior parte das vezes, são negociadas individualmente.
  6. Você terá uma única integração com os adquirentes

 

Muito bom, não é verdade? Mas vamos agora, verificar as desvantagens deste Sistema:

  1. Você terá quefazer o cadastro nos bancos e operadoras de cartão, um processo que pode ser demorado, por isto não poderá ser feito se você tiver um prazo apertado para iniciar o seu e-commerce.
  2. a análise de fraudes é de sua responsabilidade e assim, você precisará contratar um antifraude;
  3. Você terá tarifas distintas a pagar: aos agentes financeiros e ao fornecedor da solução;
  4. Você pode ter gastos em relação à implantação/ativação do gateway;
  5. Em alguns casos, terá de pagar taxas fixas mensais ou anuais.

 

A quem os Gateways de Pagamento são indicados:

Esse sistema de pagamento é mais indicado para lojas com maior fluxo de vendas, especialmente para quem já está mais ambientado ao mercado de comércio eletrônico.

Então, caso seu e-commerce tenha um bom fluxo de vendas e você deseje pagar menos em cada uma, os gateways de pagamento são uma boa opção.

 

Integração direta com a adquirente

Aqui não há intermediador. Quando se opta em fazer a ligação direta com a adquirente, você só terá a taxa administrativa das adquirentes (Cielo e Rede, por exemplo).

O método é simples: no momento de finalizar a compra, o pagamento será realizado direto pela loja virtual, que será capaz verificar se o cartão em questão tem saldo suficiente para a compra.

Caso a sua empresa tiver recursos e tempo suficientes para investir nessa forma de pagamento direto, você não terá que arcar com custos operacionais das outras duas opções citadas anteriormente (gateway e intermediador) e sua única taxa será a das administradoras de cartão.

 

Vamos analisar os pontos positivos?

  1. O cliente não sai de seu site para efetuar o pagamento, aumentando sua conversão.
  2. Você não paga um intermediador e tarifas em cima das transações realizadas por cartões e tem assim, redução de custos.
  3. Bancos conseguem adiantar o valor que você tem a receber das adquirentes, o que pode possibilitar maiores investimentos em seu negócio no curto/médio prazo.
  4. Você pode negociar a tarifação realizada sobre as compras diretamente com as adquirentes, pois elas analisam caso a caso.

 

E os pontos negativos são:

  1. Custo operacional e de implantação podem ser muito altos, pois você precisa manter uma equipe para gerenciar a tecnologia.
  2. Seu site precisa se comunicar com os sistemas de cartão de crédito e com isso é preciso investir em segurança e se adequar às normas do PCI.
  3. A responsabilidade por algum problema relacionado à fraude será de seu e-commerce.
  4. Você precisa de uma equipe técnica capaz de implantar e dar suporte a este sistema

 

A quem a Integração Direta com o Adquirente éindicada:

Esse sistema de pagamento é somente para quem está totalmente solidificado, com expressivas movimentações em termos de venda, pois a estrutura do negócio é de extrema importância.

Agora você já conhece alguns dos sistemas de pagamento mais populares atualmente. No próximo artigo falaremos sobre a modalidade Boleto Bancário, que é super usado pelo e-commerce atualmente.

Você tem mais dúvidas sobre e-commerce? Então leia os posts anteriores que vão te ajudar a responder a algumas dúvidas.

 

https://site.gospark.com.br/por-que-preciso-de-um-site/

https://site.gospark.com.br/marketplace-e-a-mesma-coisa-que-e-commerce/

https://site.gospark.com.br/preparado-para-a-black-friday-e-para-a-cyber-monday

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POR QUE PRECISO DE UM SITE?

 

Hoje em dia, com o aumento da importância das redes sociais como Facebook, Linkedin ou Instagran, que recebem milhões de visitas por dia, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a importância de se ter um site.

Será que para profissionais liberais ou para pequenos negócios, não seria melhor somente ter um endereço em uma rede social?

Para nós o site, mesmo que seja estático, só tem vantagens em relação às redes sociais e aqui listamos as 5 principais.

Então vamos a elas:

  1. TER UM PATRIMÔNIO PRÓPRIO

Para quem ainda não percebeu, ter um domínio é ter um patrimônio, ao qual se vai acrescentado informações, fotos, vídeos, notícias, enfim, tudo o que seja relevante, a pessoa pode publicar.

Como o site é pessoal, não há o medo de um dia, o dono da empresa fechar o negócio e deixar todos os usuários sem endereço.

  1. DECISÃO SOBRE PROPAGANDAS

No caso do site, o dono é quem decide sobre por propagandas ou não; e optando por propagandas, ainda pode escolher o ramo de negócios que quer fazer publicidade, e isto é muito importante; imagine, ter um página para divulgar e incentivar o veganismo, por exemplo, e ter em sua página propaganda de uma churrascaria;  além de correr o risco de irritar o público alvo, o dono ainda fará propaganda de algo do qual discorda totalmente.

 PASSAR CONFIANÇA E CREDIBILIDADE

Este é o motivo mais óbvio de nossa época: de que duvidamos de uma empresa que não tenha um site.

Agora já estamos acostumados a procurar por empresas, idéias, produtos ou serviços na internet e se a empresa não tem um site, um “Fale Conosco” ou Chat, começamos a duvidar da eficiência da empresa.

Antes a nossa referência de empresa bem sucedida, era a somente uma loja física e grande, com muitos funcionários e com um endereço fixo.

Hoje em dia, precisa ter um site bem apresentado, com diversos canais de relacionamento com os clientes, e sim, com os links para as suas redes sociais. Mesmo necessitando de um endereço físico, uma loja precisa de um site para mostrar que esta bem organizada.

  1. VOCÊ PODE TER UM SITE DINÂMICO

No caso de se ter uma loja ou e-commerce, o site pode ser dinâmico, ou gerenciável; isto quer dizer que, dependendo da empresa que preparar o site, este pode ser alterado pelo dono, quando ele quiser; caso, a pessoa queira ter um blog, o site pode ter melhor posicionamento nos buscadores do Google, porque haverá mais publicações e atualizações.

Além disto, o site dinâmico pode ter: ferramentas de busca, cadastro de clientes, criação de newsletter, e-mail marketing, seção “Fale Conosco”, Chats e criação de formulário de contato, vantagens que são impossíveis de se ter nas redes sociais.

  1. SEGURANÇA PARA EMPRESA E PARA CLIENTES

Tendo um site você terá mais segurança; as empresas desenvolvedoras pagam por um serviço de segurança; isto faz com que as informações que o usuário insere na página trafeguem de uma forma mais segura do seu computador para o servidor, então: maior tranqüilidade para o dono do site e para seu cliente.

E FINALMENTE AS VANTAGENS DAS REDES SOCIAIS

Apesar de tudo o que estamos afirmando até aqui, temos que reconhecer a importância das redes sociais; primeiro elas recebem milhares de visitas todos os dias, elas são gratuitas e a interação com o público alvo é muito grande.

A nossa dica é que a empresa tenha o site e também páginas em redes sociais, que são a prova social da empresa, isto só vai melhorar a visibilidade da empresa e terá maior visibilidade nos buscadores do Google.

E então, você está pensando em ter um endereço digital? Está pensando em um site pessoal, um escritório ou um e-commerce? O nosso conselho é: se joga! Porque esta é uma oportunidade segura, eficiente e atual de entrar em cena.

Nós da GoSpark fazemos sites customizados para a sua empresa, estático ou dinâmico, também construímos e-commerce integrado ao Mercado Livre, que é o maior marketplace da América Latina, aumentando em muito a sua oportunidade de vendas.

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MARKETPLACE É A MESMA COISA QUE E-COMMERCE?

Com o aumento de vendas pela internet, diariamente em nosso “mundo virtual” você deve ter se deparado com a expressão marketplace, ou market place virtual, mas você sabe exatamente o que é marketplace e qual a diferença deste para e-commerce?

Marketplace é o local onde diversos lojistas se juntam para venderem produtos ou serviços; no mundo físico das compras, ele equivale a um shopping center, onde diversas lojas se juntam para facilitar as compras pelo cliente e dar aos comerciantes a oportunidade de vender em um local organizado e de boa reputação.

Já em um e-commerce o comerciante vende os seus produtos em uma loja virtual porém isolada; ele tem autonomia para vender, entregar e cobrar da maneira que quiser e também não precisa pagar taxas e comissões para o marketplace.

Porém, mesmo com essas exigências e comissões há muitas vantagens em se juntar a um marketplace, como:

1º) – Visibilidade e Visitas – sem dúvida a maior vantagem é a Visibilidade o que se converte em visitas; com a ajuda dos marketplaces, os lojistas virtuais conseguem colocar seus produtos na plataforma e aproveitar a enorme quantidade de visitas diárias geradas pelo nome forte dessas plataformas.

2º – Os custos de publicidade são menores do que em um e-commerce isolado

3º – Aumento das vendas – como demos o exemplo acima, o lojista que vende em um shopping Center tem muito mais chances de vendas do que se estivesse sozinho.

O Mercado Pago, por exemplo, garante que recebe a visita de mais de 50 milhões de clientes por dia: as suas chances vender e de fidelizar o cliente são muito maiores do que vendendo em um e-commerce isolado.

4º) – Percepção do mercado: Ainda podemos falar que com tantas visitas, você aprenderá mais sobre os seus produtos que vendem mais e em qual momento; poderá conhecer com mais rapidez qual o perfil de seu cliente, condições de pagamento, marketing e outras informações relevantes para o seu e-commerce.

Porém, antes de começar, você precisará saber quais os termos e condições estipulados pela empresa, quais as comissões cobradas; além disto, você precisa de saber que estes locais geralmente são bem rígidos em sua política de devolução, de atendimento ao público, entre outras; isto porque eles tem um nome a zelar e uma reputação muito sólida.

Mas isto também acaba sendo uma vantagem para você, porque sua loja estará vendendo em um local confiável e que respeita os clientes assim como você.

Ficou interessado? Quer vender em um grande marketplace?

A GOSPARK além de criar sites, também tem a tecnologia para integrar completamente a sua loja virtual ao Mercado Livre, que é o maior marketplace da América Latina.

Entre em contato:

GOSPARK: revele a sua empresa ao mundo!

PREPARADO PARA A BLACK FRIDAY E PARA A CYBER MONDAY?

No passado, os meses que antecediam o final do ano (especialmente o mês de novembro) eram considerados “fracos “ para vendas, pois fora o Dia dos Pais em agosto e o Dia das Crianças em outubro, o segundo semestre do ano não tinha grandes eventos.

Agora, com a globalização, o mundo e também nós brasileiros, ficamos sabendo  das duas oportunidades de vendas para os comerciantes, que acontecia somente nos Estados Unidos: a Black Friday e a Cyber Monday.

Você consegue explicar o que são estes dois eventos?

Criado pelo segmento do varejo nos Estados Unidos, o termo Black Fridayé designado a data da 4ª sexta-feira de Novembro (logo após o feriado de Ação de Graças) e trata-se de uma mega ação de vendas para liquidar os estoques, com ofertas de mercadorias cujos descontos chegam a até 70% do valor normal.

Cyber Monday ocorre na primeira segunda-feira após o feriado de ação de graças , dos EUA, e logo depois da Black Friday.

No início a  grande diferença da Black Friday para a Cyber Monday estava  no direcionamento dos descontos, pois enquanto a Black Friday oferecia descontos apenas em lojas físicas, a Cyber Monday fazia promoções em vendas efetuadas através da Internet. Mas, com a escalada das vendas on line estes dois eventos ganharam força e agora são duas grandes oportunidades para os lojistas venderem mais e os consumidores de fazerem bons negócios.

E agora a pergunta: Você esta preparado? Já pensou em qual percentagem de desconto dará aos seus clientes para ter preços realmente competitivos? E como fará a divulgação destes descontos? Em termos de produtos, você já deve ter em mente quais os produtos que os seus clientes mais gostam;  pensando nisto, que tal fazer propagandas individuais aos seus clientes informando sobre isto? Não precisa gastar muito com marketing, pois um e-mail (ou até um telefonema) informando ao seu cliente sobre os produtos que entrarão em promoção, já fará muito diferença nas vendas.

Se você ainda não se preparou, não se desespere, pois ainda há tempo; pense nos seus produtos, nos clientes, nas vendas que quer fazer para “zerar” o seu estoque antes das vendas de natal.

Só mais um detalhe: se durante o decorrer do ano, as vendas online já são maiores do que as vendas físicas, nem precisamos falar que elas “decolam” nesta ocasião.

E se você finalmente quiser entrar para o mundo das vendas on line, a GoSpark está aqui para ajudar a criar a sua primeira loja virtual e integrada ao Mercado Livre, que é o maior mercado virtual da América Latina.

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Se quiser ter um “ gostinho” de ter uma loja on line, visite a nossa loja em:

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Pode também nos encontrar em nossa Fan Page:

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Boa semana e bons negócios a todos

SOCORRO: RECLAMARAM DE MEU ESTABELECIMENTO NO FACEBOOK!!!!! O CLIENTE: ELE SEMPRE TEM RAZÃO?

Então um cliente ou usuário falou mal de seu estabelecimento no Facebook ou nas outras redes sociais? Talvez tenha até usado termos pesados e feito duras críticas ao seu negócio em uma rede social super acessada por clientes em potencial e que agora estão decepcionados?

E agora? O seu mundo caiu? Você esta triste, deprimido? Qual a melhor saída:

Ignorar o cliente com a sua queixa?
Ao invés de responder o cliente, você “consegue” uma postagem logo abaixo, de um cliente elogiando a sua empresa, desmentindo o cliente queixoso?
Encontra o telefone, ou e-mail do cliente e responde no privado, sem que os seguidores da página saibam?

Mesmo nestes tempos de internet, aplicativos e redes sociais, ainda existe a máxima: “O cliente sempre tem razão!”. Se eu adoto esta linha, então a minha empresa realmente estará errada sempre que um cliente reclamar e os meus vendedores ou assistentes estarão sempre errados e merecem ser advertidos ou até pior.

Porém o cliente sempre tem razão mesmo? Será que ele não foi injusto, entendeu mal alguma informação e “sem piedade” acabou com meu estabelecimento nas redes sociais sem me dar chance de defesa? Se eu penso assim: o cliente nunca tem razão, então seguirei a segunda linha de ação: ignorarei o cliente totalmente ou darei uma resposta esclarecendo que somente ele esta reclamando de meus produtos ou serviços, que ninguém até este dia disse qualquer coisa parecida com esta queixa, o que, no fundo, no fundo é a mesma coisa que ignorar a queixa.

Espero que até o momento vocês já estejam entendendo que estamos falando de uma maneira divertida, em tom de brincadeira, para que todos percebam o mais óbvio: durante o nosso dia podemos ser usuários ou prestadores de serviços; comerciantes ou clientes; médicos ou pacientes. E, nestas interações, algumas vezes estamos certos e outras, não; algumas vezes reclamamos por que não lemos direito um anúncio, não percebemos que passou o prazo da oferta; algumas vezes foi um mal-entendido de ambas as partes.

O que acontece é que a internet e as redes sociais modificaram, facilitaram as relações cliente/empresa, possibilitando um diálogo real (e às vezes ao vivo) entre as partes envolvidas; muitos internautas estão online quase que 24 horas por dia. Não é necessário escrevermos uma carta para a pessoa receber daqui a cinco dias, tudo esta mais fácil.

Então não poderíamos tentar uma terceira alternativa? Nem “cliente sempre tem razão”, nem “minha empresa sempre tem razão”, e sim: “Vamos conversar e entender o que realmente aconteceu?”

Esta não será a atitude mais assertiva da empresa? Assertividade é atitude de quem tem autoconfiança e não tem dificuldades em expressar a sua opinião. Significa que você tem confiança em sua empresa de que ela oferece bons produtos e/ou serviços, mas que sempre poderá melhorar.

Então não tenha medo de entrar em contato com as pessoas que reclamam, peçam para o cliente relatar melhor o ocorrido, se necessário. E é claro que nem tudo precisa ser tratado pelo mesmo canal, ou seja, dependendo da delicadeza da situação, você e o seu cliente podem conversar pelo privado, pelo telefone, emails, etc., e somente as decisões finais podem ir para a mesma rede social.

Desta reclamação podem aparecer diversos problemas que você nem estava ciente que poderiam acontecer e estes podem ser vários: mau atendimento, atrasos de envios,
serviços e/ou produtos mal feitos; e sua empresa – continuando na vontade de “realmente” resolver o problema e não apenas “dar jeitinhos” – descobrirá que pode estar havendo problemas maiores como: funcionários insatisfeitos (com salários, horários de trabalho, ou condições de pagamento); funcionários que não tem poder de negociação; falta de informações, informações incompletas ou pouco claras no site; prazos difíceis de manter; chefes que fazem muitas exigências, etc. Assim, você pode descobrir e resolver muitos problemas, se você se dedicar a ouvir às críticas do mesmo jeito que se dedica a melhorar as vendas.

E então, o que fazer, diante disto, com o cliente?
Arrumar a situação logo; em caso de mercadorias avariadas, faça logo a troca ou devolução do dinheiro, e assim você pode até evitar problemas legais no futuro.

Caso se trata de mau atendimento, demora, ofensa, peça desculpas e prometa que isto não mais acontecerá;
Sempre que possível, ofereça uma compensação pelo problema como um desconto na próxima compra, ou o produto de graça; se você já souber o gosto do cliente, por que não mandar um produto destes de presente? Muitas empresas, mandam às vezes kit ou cesta com os produtos da linha que a cliente comprou: uma saída elegante e que fideliza o cliente.

Mas, como falamos que estamos na terceira via, ou seja, às vezes o reclamante não tem razão, qual a vantagem desta atitude aberta e positiva da empresa para o cliente?

Ficará feliz de ter sido bem atendido e da próxima vez, não precisará ser tão contundente; se cometeu uma injustiça, se entendeu um anúncio, preço ou condição de pagamento errado, fará uma análise melhor quando estiver fazendo negócios pela internet; verá que existem boas empresas virtuais ou não, que realmente respeitam o cliente e não somente na propaganda, mas no dia-a-dia.

Você consegue ver os benefícios desta atitude para as partes envolvidas? Trabalharemos com mais confiança e menos medo de errar. Teremos empresas mais abertas, com funcionários e patrões, empresas e clientes se tratando com mais respeito. Negócios do tipo ganha/ganha sempre!
Esta é a mudança que a internet e os negócios online estão trazendo e quanto antes entendermos e agirmos assim melhor para todos nós.

Agora queremos saber de você (sem mencionar o nome de nenhuma empresa ou cliente, é claro): Como cliente já reclamou de uma empresa alguma vez? Você estava certo ou errado? Como receberam a sua reclamação? Baseando-se nesta resposta, você voltaria a fazer negócios com esta empresa? E como empresário: já reclamaram justa ou injustamente de sua empresa? Como você reagiu?

Go!

Você quer um motivo para ter o seu E-commerce agora?

Então nós te daremos mais do que uma dúzia de motivos para ter um E-commerce:

1 – Uma loja sem limitações geográficas
2 – Atrair clientes em muito mais lugares
3 – Menor Custo operacional
4 – Acompanhamento de vendas em tempo real
5 – Poder trabalhar com múltiplos estoque
6 – Estar vendendo onde os clientes estão comprando
7 – Maior conforto para os seus clientes
8 – Um site de E-commerce é econômico
9 – Ter mais produtos à venda
10 – Horário de funcionamento da loja on line: 24 horas nos 7 dias da semana
11 – Menores preços para campanhas de marketing
12 – Obter novos clientes e possibilidades
13 – Maior possibilidade de vender novos produtos
14 – E-Commerce: um meio que só cresce

E agora lhe damos o 15º motivo:

SUPER PROMOÇÃO: Nas contratações de E-Commerce até 30/07/2018 você tera um desconto nas 03 (três) primeiras mensalidades de 50% (cinquenta por cento).

“REVELE SUA EMPRESA AO MUNDO” A GOSPARK ESTA AQUI PARA TE AJUDAR.

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