COMO RECEBER DE SEUS CLIENTES DO E-COMMERCE?

Quando uma empresa quer se aventurar no mundo digital, ou seja, quer fazer negócios na internet, se transformar em um e-commerce, muitas dúvidas aparecem; embora trate-se de negócios (e negócios são negócios, não é?), tudo o que um comerciante já sabe como agir em sua loja física, tem que ser aprendido quando se trata de e-commerce.

Por isto, vamos fazer artigos esclarecendo as maiores dúvidas que os entrantes podem ter;este artigo vai tratar sobre o recebimento das vendas, pois, o recebimento regular de suas vendas, sem surpresas em relação à taxas e data de repasse é um fator de equilíbrio e crescimento para a empresa.

Então vamos aos recebimentos

Você esta ciente que todas as transações tem as suas vantagens e desvantagens e por isto o melhor é sempre ter muitas informações para  fazer as  contas antes da escolha.

Existem 3 maneiras principais de recebimento, sendo que umas são mais indicadas para as empresas pequenas e médias e outras mais apropriadas para as grandes empresas do mercado, que são:

  1. Intermediadores de pagamento
    2. Gateways de pagamento, e
    3. Integração direta com o adquirente, como Cielo, Rede, etc,

 

Intermediadores de pagamento

São as empresas intermediárias das transações entre a empresa e o cliente; neste caso não é necessário que e empresa se afilie a um banco ou cartão. Após a venda o cliente é direcionado para o site do intermediador, preenche um cadastro ou, se já possui um, insere seu login e senha, escolhe a forma de pagamento e finaliza a compra.

 

Este sistema tem como vantagens:

  1. Diferentes formas de pagamento para seu cliente: muitas bandeiras de cartões, boleto, débito em conta de diversos bancos: facilitando o pagamento, facilita-se a compra.
  2. O intermediador realiza a análise antifraude e assume a responsabilidade caso exista algum problema com o cliente.
  3. A maioria dos intermediadores de pagamento possui um único painel de controle com todas as informações relacionadas à sua conta.
  4. Há a possibilidade de recebimento antecipado do dinheiro.
  5. Na maioria dos casos não se cobra taxa de adesão.

 

Como desvantagens nós destacamos:

  1. O cliente vai sair da loja quando entrar na página do intermediador. Muitas vezes é necessário que o cliente faça um novo cadastro para poder utilizar o intermediador, o que pode atrasar o processo e também contribuir para o abandono da compra.
  2. O intermediador cobra uma porcentagem por transação e, em alguns casos, também existe uma cobrança fixa para cada venda. Existe diferenciação de taxas para vendas por boletos bancários ou cartão de crédito.
  3. Quando o cliente parcela e o comerciante optar por receber o valor à vista, as taxas podem superar o dobro das taxas cobradas nas transações.

 

A quem os Intermediares de Pagamento são indicados:

Este sistema é indicado para as empresas menores e para aquelas que estão começando o seu e-commerce, porque é um sistema mais simples, além de não haver custo de adesão, como mencionamos acima.

 

Gateways de pagamento

 

Os gateways de pagamento, de uma forma mais simplificada, são como as máquinas de cartão utilizadas no varejo online.

O sistema é bem simples: após escolher o produto que quer adquirir, para efetuar o pagamento, ele escolhe a bandeira do cartão e insere as informações; então o gateway se com a rede pagadora e verifica o saldo é suficiente para pagar e,em  caso positivo, o sistema autoriza a compra.

 

As principais vantagens deste sistema são:

  1. Você terá maior controle sobre as suas vendas, já que terá acesso a todas as informações possíveis em um único painel financeiro;
  2. O seu cliente não precisará o realizar o cadastro no site do Intermediador para finalizar uma compra,pois tudo ocorre em sua página;
  3. Bancos conseguem adiantar o valor que você tem a receber das adquirentes, o que pode possibilitar maiores investimentos em seu negócio no curto/médio prazo;
  4. Você deixará de perder vendas pelos critérios de análise dos Intermediadores, pois o simples fato de o cliente estar com os dados divergentes pode ser um motivo para a não aprovação de uma compra;
  5. Você terá menores taxas de processamento, e estas, na maior parte das vezes, são negociadas individualmente.
  6. Você terá uma única integração com os adquirentes

 

Muito bom, não é verdade? Mas vamos agora, verificar as desvantagens deste Sistema:

  1. Você terá quefazer o cadastro nos bancos e operadoras de cartão, um processo que pode ser demorado, por isto não poderá ser feito se você tiver um prazo apertado para iniciar o seu e-commerce.
  2. a análise de fraudes é de sua responsabilidade e assim, você precisará contratar um antifraude;
  3. Você terá tarifas distintas a pagar: aos agentes financeiros e ao fornecedor da solução;
  4. Você pode ter gastos em relação à implantação/ativação do gateway;
  5. Em alguns casos, terá de pagar taxas fixas mensais ou anuais.

 

A quem os Gateways de Pagamento são indicados:

Esse sistema de pagamento é mais indicado para lojas com maior fluxo de vendas, especialmente para quem já está mais ambientado ao mercado de comércio eletrônico.

Então, caso seu e-commerce tenha um bom fluxo de vendas e você deseje pagar menos em cada uma, os gateways de pagamento são uma boa opção.

 

Integração direta com a adquirente

Aqui não há intermediador. Quando se opta em fazer a ligação direta com a adquirente, você só terá a taxa administrativa das adquirentes (Cielo e Rede, por exemplo).

O método é simples: no momento de finalizar a compra, o pagamento será realizado direto pela loja virtual, que será capaz verificar se o cartão em questão tem saldo suficiente para a compra.

Caso a sua empresa tiver recursos e tempo suficientes para investir nessa forma de pagamento direto, você não terá que arcar com custos operacionais das outras duas opções citadas anteriormente (gateway e intermediador) e sua única taxa será a das administradoras de cartão.

 

Vamos analisar os pontos positivos?

  1. O cliente não sai de seu site para efetuar o pagamento, aumentando sua conversão.
  2. Você não paga um intermediador e tarifas em cima das transações realizadas por cartões e tem assim, redução de custos.
  3. Bancos conseguem adiantar o valor que você tem a receber das adquirentes, o que pode possibilitar maiores investimentos em seu negócio no curto/médio prazo.
  4. Você pode negociar a tarifação realizada sobre as compras diretamente com as adquirentes, pois elas analisam caso a caso.

 

E os pontos negativos são:

  1. Custo operacional e de implantação podem ser muito altos, pois você precisa manter uma equipe para gerenciar a tecnologia.
  2. Seu site precisa se comunicar com os sistemas de cartão de crédito e com isso é preciso investir em segurança e se adequar às normas do PCI.
  3. A responsabilidade por algum problema relacionado à fraude será de seu e-commerce.
  4. Você precisa de uma equipe técnica capaz de implantar e dar suporte a este sistema

 

A quem a Integração Direta com o Adquirente éindicada:

Esse sistema de pagamento é somente para quem está totalmente solidificado, com expressivas movimentações em termos de venda, pois a estrutura do negócio é de extrema importância.

Agora você já conhece alguns dos sistemas de pagamento mais populares atualmente. No próximo artigo falaremos sobre a modalidade Boleto Bancário, que é super usado pelo e-commerce atualmente.

Você tem mais dúvidas sobre e-commerce? Então leia os posts anteriores que vão te ajudar a responder a algumas dúvidas.

 

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