MARKETPLACE É A MESMA COISA QUE E-COMMERCE?
Com o aumento de vendas pela internet, diariamente em nosso “mundo virtual” você deve ter se deparado com a expressão marketplace, ou market place virtual, mas você sabe exatamente o que é marketplace e qual a diferença deste para e-commerce?
Marketplace é o local onde diversos lojistas se juntam para venderem produtos ou serviços; no mundo físico das compras, ele equivale a um shopping center, onde diversas lojas se juntam para facilitar as compras pelo cliente e dar aos comerciantes a oportunidade de vender em um local organizado e de boa reputação.
Já em um e-commerce o comerciante vende os seus produtos em uma loja virtual porém isolada; ele tem autonomia para vender, entregar e cobrar da maneira que quiser e também não precisa pagar taxas e comissões para o marketplace.
Porém, mesmo com essas exigências e comissões há muitas vantagens em se juntar a um marketplace, como:
1º) – Visibilidade e Visitas – sem dúvida a maior vantagem é a Visibilidade o que se converte em visitas; com a ajuda dos marketplaces, os lojistas virtuais conseguem colocar seus produtos na plataforma e aproveitar a enorme quantidade de visitas diárias geradas pelo nome forte dessas plataformas.
2º – Os custos de publicidade são menores do que em um e-commerce isolado
3º – Aumento das vendas – como demos o exemplo acima, o lojista que vende em um shopping Center tem muito mais chances de vendas do que se estivesse sozinho.
O Mercado Pago, por exemplo, garante que recebe a visita de mais de 50 milhões de clientes por dia: as suas chances vender e de fidelizar o cliente são muito maiores do que vendendo em um e-commerce isolado.
4º) – Percepção do mercado: Ainda podemos falar que com tantas visitas, você aprenderá mais sobre os seus produtos que vendem mais e em qual momento; poderá conhecer com mais rapidez qual o perfil de seu cliente, condições de pagamento, marketing e outras informações relevantes para o seu e-commerce.
Porém, antes de começar, você precisará saber quais os termos e condições estipulados pela empresa, quais as comissões cobradas; além disto, você precisa de saber que estes locais geralmente são bem rígidos em sua política de devolução, de atendimento ao público, entre outras; isto porque eles tem um nome a zelar e uma reputação muito sólida.
Mas isto também acaba sendo uma vantagem para você, porque sua loja estará vendendo em um local confiável e que respeita os clientes assim como você.
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